Foz do Iguaçu
A ida do Múltiplo Leminski para o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, marca o início da itinerância da exposição. Foi necessário redesenhar a mostra para adequá-la ao espaço, menor que o ‘Olho’ do MON onde o projeto ganhou vida. “Todas as facetas de Leminski foram igualmente representadas no Ecomuseu. Aqui a exposição ficou mais aconchegante, mais intimista”, notou Alice Ruiz.
Segundo Paulino Motter, consultor do Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, a exposição vai ao encontro da política e da missão do Ecomuseu. “Representa uma oportunidade de tornar a obra e o personagem Leminski conhecidos pelas novas gerações. Sua poesia é um poderoso estímulo à leitura e à formação de audiências com sensibilidade estética para apreciar a sua própria cultura”, defendeu Motter
crédito: José Vieira
Público: 130 mil
Eventos: Visitas guiadas; lançamento do catálogo “Múltiplo Leminski”; distribuição de exemplares de “Toda Poesia” para escolas de Foz do Iguaçu; entrega de 15 mil exemplares da cartilha “Tio Lema” para as escolas públicas de Foz e região; aula-show com José Miguel Wisnik; oficina de haikai com Alice Ruiz; sarau poético com artistas locais.
Intervenções urbanas: grafitagem na área interna do Ecomuseu, na fachada e no Parque Tecnológico de Itaipu; grafites em muros do centro da cidade.